Venda de ingressos:
No Antônio de baixo [campus do vale]
Estavam presentes: Prix, Micha, Nina, William Sodré, Rafa, eu(eduarda).
A Prix começou a mateada dando uma puxada de orelha em todos nós já que semana passada combinamos de fazer as reuniões do Estatuto todo dia, mas não foi o que aconteceu. Comentamos que por mais que não nos agrade, só podemos começar/retomar o assunto, presencialmente, após as eleições do DCE. Discutimos a viabilidade de termos um Estatuto até o início do ano, e que por maio de 2010 se faça as trocas de gestão/coletivo, tendo em vista que os bixos entram com a idéia de serem representados e levar um tempo até que os mesmos se insiram, e consequentemente para que eles possam participar efetivamente. Eu fiquei de tentar sintetizar os modelos de Estatuto que a Prix mandou para a lista (vou tentar...) para levar na reunião do Estatuto.
Por isso encaminhamos: Reunião de construção do Estatuto, 24/11, 17h30, Na frente do prédio velho. (se houver reuniões posteriores a essa, será decidido na própria reunião);
Depois alguém que eu não lembro nem anotei frisou a apresentação enquanto "CECS" na matrícula. Eu e a nina já tínhamos comentado para o Arlei e a Luiza Helena sobre isso, e eles não se oporam, agora cabe reforçar a presença (podemos fazer isso por dezembro, acho).
Comentamos sobre a Saída de Campo e ainda esperamos o retorno do MST (até inicio de dezembro esperamos) e a Nina não conseguiu falar com o Miranda sobre o transporte, mas fará assim que puder.
Se eu não me engano, a Micha comentou que o German (corrijam se eu me equivoquei) fará o cartaz sobre a situação do governo yeda (repressão, falta de democracia).
Sobre o Campeonato de futebol, conversamos que está relativamente encaminhado, falta mandar o e-mail para comgrad e colar cartazes.
Dei o informe sobre o ENECS, o pessoal na comunidade me confirmou que a data será 17 a 23 de julho, daí vou ver com a SAE o onibus "de grátis" já que a possibilidade de não termos condições financeiras para mandar um onibus para Belém é grande.
O Rafa falou do projeto de extensão que ele vai montar para apresentar para a COORLICEN e queria ver se o CECS apoiava. A idéia é que a universidade faça uma parceria com as escolas públicas/secretaria de educação para que os professores que quiserem ter monitores, possam ter através do canal com a universidade, onde os interessados em se inserir nos espaços escolares poderiam ser bolsistas voluntários (mas com certificação no final do período de trabalho). É uma oportunidade de os alunos da licenciatura terem uma experiência prévia ao estágio em escola, melhor qualificando a docência, e auxiliando os atuais professores em preparação de aula, busca de materiais, etc. (Rafa, se eu expliquei mal, diga, mas acho que é por aí né...). A priori a gente não viu porque não apoiar.
A mateada ocorreu em frente ao IFCH velho, às 17h45min.
Estavam presentes: Bruna, Priscila, Marcos, Matheus, Giany, Gilian, Pereira e Rafael Tabarez.
Informes
01. Financeiro: Priscila relatou temos R$ 630,00 em caixa;
02. Dia 22, acontecerá a palestra sobre Sociologia no ensino médio , sala 114 do IFCH antigo;
Pautas:
01. Sobre a assembléia de quarta –feira (23/09 17:30, IFCH antigo), Giany ficou de levar mochilas e camisetas para mostramos durante a assembléia;
Precisamos de 56 assinaturas de alunos do Curso para tirarmos os 22 delegados que temos direito no IV Congresso de Estudantes da UFRGS;
A assembléia será organizada com inscrições de 2 minutos de forma que os encaminhamentos sejam tirados, no máximo, até as 18h15min;
02. As eleições para o DCE acontecerão nos dias 17, 18 e 19 de novembro, e cada centro acadêmico (ou similar) pode tirar uma pessoa para participar da comissão eleitoral, e seu nome deve ser informado até o dia 09/09, por isso caberá também à Assembléia decidir quem será. Por enquanto, candidataram-se Hulk e Giany;
03. Quanto ao Ciclo de Debates, comentou-se que apesar de pouco público, serviu para reforçar a nossa gestão - de poucas pessoas.
Mês do Cachorro-louco? Que nada!
Comece o mês com o pé direito! Volte às aulas com o CECS!
O QUÊ? FESTA CECS, Orégano e Rock'n'Roll!
QUANDO? 17/08 - a partir das 18h
ONDE? CV - Campus do Vale!
Te esperamos lá \o/
Estavam reunidos Nina, Cris, Fernando, Fabiano, Felipe e Michele na sala da TV na CEU.
Inicialmente tivemos informes a respeito do CONUNE(Felipe, Fabiano e Nina estavam lá).
Fernando informou-nos do ATO FORA YEDA 16/07 que o Rafa falou pelo coletivo.
\o
Felipe pauto a arrecadação de brinquedos, livros inclusive em festas para doarmos.
Discutimos sobre o caráter das festas do CECS sendo que estas devem ter dois “lados” tanto arrecadar grana como nós próprios nos identificarmos e que traga pautas para discussões (como por exemplo, uma festa Fora Sarney). Também achamos que seria importante as festas terem um periodicidade (uma vez por mês).
Foi pensado em um Festival de bandas promovido pelo CECS (SERIA UMA FESTA GRANDE DO SEMESTRE) para arrecadar grana. Aparelhagem alguma coisa eu consigo, e pensamos que o Léo poderia ajudar também.
Em relação aos ciclos de debates (estamos um pouco perdidos com datas), mas o primeiro será um ciclo sobre educação e se tudo continuar assim acontecerá na segunda semana de setembro e a COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO IRÁ SE REUNIR DIA 05/08 A PARTIR DAS 18H NO DCE CENTRO.
Felipe levou uma proposta de estatuto (com algumas ressalvas) achamos que ficou bom o modelo. Mas a COMISSÃO DE ESTATUTO irá reunir TODOS os MEMBROS e fazê-lo (mais de um modelo se um não agradar todos) para levar na PRÓXIMA ASSEMBLÉIA QUE SERÁ REALIZADA NA SEGUNDA SEMANA DE AULA.
Achamos que o CECS como instituição deverá se posicionar em relação ao Congresso Nacional.
Postado por Michele no e-cecs.
Relatório seminário de planejamento:
O seminário de planejamento do CECS para o segundo semestre foi marcado para as 18:00 e começou às 18h20min de sábado dia 11/07.
Presentes:
Duda, Erico, Ester, Fabiano, German, Julia, Leo, Lucas, Marcos, Marília, Michel,
Michele, Nina, Prix, Rafael, Renata.
Informes
Foi dado informe pela Nina sobre o ato do dia 16/07 da campanha ´´ Empurra que ela cai´´ do Fórum de Servidores Públicos Estaduais ,entre eles o CPERS .
Fabiano fez comentário falando da importância e ficou de confirmar horário.
(vai ser as 11h00min em frente do Palácio Piratini)
German fez o encaminhamento para discutirmos para o CECS entrar na campanha do Fora Yeda. Foi transferida para ponto de pauta para ser discutido.
CEB: (CONSELHO DE ENTIDADES DE BASE)
Fabiano deu um informe do congresso da UFRGS, e da possibilidade do CECS ter um representante na organização do mesmo.
USP:
Foi falado da nota em apoio aos estudantes, professores e funcionários da USP contra a repreensão .
FINANCEIRO
Nina deu um informe que entrou os mil reais da grana do SAE .E que daí teríamos R$ 1215,00 e como foi definido em reunião anterior seria passado para a compra de mochilas.
Reforma do Currículo:
Nina falou da questão da reforma do currículo e da necessidade de manter atividades em relação ao tema.
German falou sobre a saída de campo ao MST que será a sua prioridade para o semestre.
Rafael complementou falando de ter encontrado Schin, que estudou na ESEF e tem relação com o MST, pois dá aula em acampamento. E pode nos ajudar.
Michele comentou que fez um trabalho em Nova Santa Rita.
Fabiano Comentou da reforma do currículo da ESEF e que eles discutem muito sobre o tema, no entanto enquanto formação humana. Falou também da questão de necessidades de outras cadeiras como de gênero e por isso tocar a questão da luta de forma continua por melhoras no currículo.
COMUNICAÇAO
Rafael falou que já estava vendo a questão do mural com o Temístocles.
Balanço
Fabiano fez um balanço começando pela semana acadêmica que foi positivo,falando de outras atividades também.Citou o período atípico em relação a discussão sobre a organização do CECS:E que apartir disso conseguimos embora com problemas realizar atividades como a do seminário do REUNI.Que mesmo com provas e numa data adiantada(02/07)conseguir reunir cerca de 30 pessoas- alem do próprio debate ser muito qualificado pela fala tanto dos palestrantes - como dos que estavam ouvindo o debate.E também levantou a questão da necessidade de não haver tabus no CECS sobre temas ou seja e necessário para ele discutir tanto questão mais especificas quanto questão que são mais políticas,que são gerais.
Ponderou afirmando como sua visão que o debate foi um ganho para todos mas que para ele a Laura Fonseca se saiu melhor junto ao representante do DCE Glauco.
Lucas falou que o CECS vem tendo uma cara, uma identidade. E que estar num sábado a noite reunindo diversas pessoas não e pouca coisa. E que justamente por isso e bom conseguir continuar essa dinâmica de crescimento do CECS.
Leonardo fez um balanço das festas. E que a melhor foi do CECS no DCE para receber os Bixos.
Duda falou de realizar outra festa no DCE nesse semestre.
Fabiano e Nina falaram sobre isso, mas que ta meio difícil o calendário. Mas que e uma possibilidade a confirmar com a comissão de festa do DCE.
Rafael falou da semana acadêmica que recaiu muito peso na realização das tarefas para a Duda e a Nina e que faltou participação de mais gente. Mas que temos como fazer coisas boas pelo CECS. Sobre O seminário do Reuni falou da necessidade de divulgar em outros campos.
Marcos: S.A Bem legal a organização do CECS e falou sobre bem do trabalho da Duda e da Nina.
German: Falou sobre o discutido no ERECS e das atividades e que seria melhor mais atividades no inicio do semestre, pois no final aperta por causa das provas.
Comentários soltos sobre isso.que me perdi .
Nina: o CECS precisa escrever projeto com cronograma de atividades para os departamentos.
Essa parte pode faltar um ou outro comentário solto mas no sentido geral foi isso.
Começamos a falar sobre o Planejamento apartir de elementos do balanço que fui anotando, mudando a todo instante de assunto(muito rápido) daí repassei tudo ponto a ponto para a reunião que fechou os encaminhamentos a seguir:
ENCAMINHAMENTOS:
- Formação de RD's (08/08)
Responsáveis: Duda, Nina, Kátia, Hulk (dos últimos mais para ajudar já que não estavam na reunião e não sabemos se é de livre e espontânea vontade).
Montar material explicativo.
Horário da formação a combinar entre RD's e responsáveis.
- Apresentação do CECS na matrícula (2010/01)e manter as atividades no Vestibular (venda de café, e o que mais imaginarmos) - Pedir espaço para apresentação na COMGRAD em Novembro.
- Ciclo de Debates - Todo mês realizar durante uma semana (que pode ser menos de cinco dias) palestras, debates, mostras de um determinado assunto. Foram pensados os seguintes temas: Educação (Agosto), Ciência, Trabalho, Movimento Estudantil. Caso não haja perna para fazer todo mês, fazemos de acordo com a disponibilidade, dando continuidade ano que vem.
Responsáveis: Duda, Michele, Rafael, Fabiano, Nina, Érico, Lucas
Reunião de articulação e delimitação das atividades a cargo dos responsáveis.
- Enviar relatório para lista do MACS - Compartilhar a idéia do ciclo de debates e comentar que aqui na UFRGS estaremos discutindo os temas do ERECS 2009 através dos ciclos de debates.
Responsável: Duda
- Fora Yeda: CECS entra na campanha
Terça-feira: 14/07 reunião no Vale para confeccionar cartazes.
Responsáveis: German/Comissão de Comunicação
- Solicitar cadeiras por ofício - Começar primeiramente pressionando os departamentos a oferecer cadeiras do nosso interesse por oficio, mostrando que há demanda, caso não haja muito efeito (provável) pensar em outras estratégias - Cadeiras comentadas: Gênero, Sociologia na América Latina (buscar sugestões na lista do CECS)
- Saída de Campo no MST: Saídas uma por semestre
Responsável: Comissão de Lutas
- Acompanhar nota no CONSUN sobre o auxílio transporte
Responsável: German
- Cuidar a periodicidade das reuniões - a cada 15 dias
Próxima reunião: Discutir Estatuto e ALAS (data: haver se será no fim de semana anterior ao início das aulas)
Responsável: Comissão de Comunicação
- Pintar a parede externa do espaço da Clê
Responsáveis: Duda e Rafael (falar com o Temístocles), Fabiano (falar com "o pessoal que pinta os muros")
- Manda para a lista para ver se tem alguma contrariedade mais a intenção nossa e assinar a nota de apoio a USP e da situação de Honduras
Responsáveis: Duda (USP) e Nina (Honduras)
- Inserção de um representante do CECS na comissão fora copo plástico dos RUs.
Responsável: Leo.
- Cuidar arquivamento de atas e ofícios.
Responsáveis :secretaria .
Relatoria feita por Fabiano "Pereira"
Matéria do Correio do Povo sobre o processo que o presidente do SINSOCIÓLOGOS/RS para regularização de quem está ministrando sociologia no E. médio
Aulas de sociologia e filosofia em foco
O presidente do Sindicato dos Sociólogos do RS (Sinsociólogos), Gilmar Norberto Basso, protocolou no Conselho Estadual de Educação (CEEd), ofício que solicita providências para fazer cumprir a lei 11.684/08, que modificou a LDB ao incluir as disciplinas de Sociologia e Filosofia como obrigatórias no currículo do Ensino Médio em todas as escolas públicas e privadas do país.
O dirigente da categoria dos sociólogos no Estado justifica que a intenção é que o CEEd verifique qual é a real situação, junto a Secretaria Estadual de Educação, diante de denúncias de que tanto a Lei como as normas complementares emitidas pelo Conselho não estão sendo cumpridas e que há no RS vários professores de outras disciplinas ministrando aulas de Filosofia e Sociologia.
Gilmar explica que já havia solicitado providências à Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, conforme ofício n° 06/08, para o qual ainda aguarda uma resposta. Entre os problemas apontados pela categoria está o descumprimento da carga horária escolar: “no mínimo, dois períodos semanais de cada um dos componentes curriculares – Sociologia e Filosofia – em um dos anos do Ensino Médio para alunos que iniciam o 1º ano deste curso a partir de 2008” (Pareceres CEEd). Mas a questão que é considerada mais grave, segundo destaca o presidente do Sinsociólogos, envolve a habilitação dos professores e a não abertura de concurso público para estas áreas.
Jornalista Ema Belmonte
Correio do Povo