quarta-feira, 4 de março de 2009

Projeto Semana Acadêmica

SEMANA ACADÊMICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS – UFRGS

(De)formação nas Ciências Sociais - Das reformas educacionais e curriculares à prática e a realidade do cientista social

1 – TÍTULO DO PROJETO: Semana Acadêmica (De)formação nas Ciências Sociais – das reformas educacionais e curriculares à prática e a realidade do cientista social

2 – PROFESSOR ORIENTADOR/EXECUTOR: Fernando Coutinho Cotanda.

3 – RESPONSÁVEL (EIS) PELO PROJETO: Camila Barbieri Chiapetti, Eduarda Bonora Kern, German Alvarez, Giany Rodrigues, Nina Becker.

4 – UNIDADE (S): Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – IFCH
4.1 – DEPARTAMENTO (S): Departamento de Antropologia, Departamento de Ciência Política, Departamento de Sociologia

5 – RESUMO: Semana Acadêmica da Graduação de Ciências Sociais que visa problematizar os diversos temas e assuntos que perpassam a discussão da reforma curricular, o que não implica dizer que a atividade será restrita à análise do currículo do curso. Debater currículo é questionar a formação e a prática, portanto, deve ser de conhecimento dos estudantes quais os processos e quais lógicas podem estar envolvidas em sua formação como cientista social.

6 – PÚBLICO ALVO: Estudantes de Ciências Sociais; Estudantes dos demais cursos da Universidade; Professores do Instituto e/ou Departamentos; Funcionários e Servidores; Estudantes Secundaristas; Militantes e Ativistas de diversos movimentos sociais; Comunidade em geral.

7 – JUSTIFICATIVA: O motivo impulsionador de formulação da Semana Acadêmica foi todo o processo de discussão ocorrido no ano de 2008 sobre a reforma curricular do curso de Ciências Sociais (que persiste no ano de 2009). Uma das demandas por parte dos estudantes é a possibilidade de maior espaço nas discussões, de maior conhecimento dos assuntos; a Semana Acadêmica seria o lugar onde haveria a possibilidade de serem discutidos com maior profundidade e participação estudantil as problemáticas relevantes às mudanças curriculares.

A proposta inicial era de realizar a Semana Acadêmica no mês de novembro de 2008, entretanto por problemas de organização, os estudantes junto aos professores decidiram em adiar a realização do evento para março de 2009 (de 23 a 27). Assim, além de prolongar o tempo de elaboração da atividade (e sua melhor formulação), a transferência da data possibilita que a Semana Acadêmica seja uma das formas de recepcionar os calouros; acreditamos que a manutenção do tema continua pertinente em vista do mês onde se ocorrem esse tipo de modificação, isto é, em abril, um mês depois da referente atividade.

A semana acadêmica visa juntar em uma atividade o ensino, a pesquisa e a extensão como uma forma de possibilitar o maior contato entre os diversos conhecimentos desenvolvidos por estudantes, grupos de pesquisa e professores no âmbito acadêmico da área de Ciências Sociais.

O projeto de Semana Acadêmica baseia-se no compromisso assumido por estudantes do curso para a busca da compreensão e diálogo entre as três grandes áreas – Antropologia, Ciência Política e Sociologia – que fundamentam as Ciências Sociais.

Discutir temas relacionados a currículo é discutir que tipo de formação recebemos (e a que queremos/podemos ter), e consequentemente também discutir prática social como cientista social, antropólogo, sociólogo ou cientista político.

Durante as várias reuniões sobre a reforma curricular, foram selecionados alguns assuntos recorrentes nas discussões para tematizarem a Semana Acadêmica, tais como: Quais os processos de reforma do ensino superior pelas quais passam/passaram as universidades brasileiras? Como isso se reflete na UFRGS, na Ciências Sociais? – Quais os campos de atuação do cientista social? O que fazer com a dicotomias bacharel-licenciado (produtor-reprodutor)? – Qual a relação entre conhecimentos desenvolvidos na Ciências Sociais e a prática de movimentos sociais, ou como essa prática interfere na academia? - Interdisciplinaridade, Multidisciplinaridade e Transdisciplinaridade são apenas conceitos bonitos ou realmente ocorre diálogo entre as áreas constituintes das “Ciências Humanas”? Como desenvolver práticas em conjunto, o que isso enriquecer ou empobrecer na formação da graduação? – Produção e contexto latino-americano das Ciências Sociais, o que acontece, como se desenvolve a área nos países vizinhos? – Como a Ciências Sociais está incorporando novas temáticas (contemporâneas) em suas pesquisas e análises?

A Semana Acadêmica vem para suprir a necessidade de espaços que possibilitem a discussão e a troca de conhecimento sobre assuntos que perpassaram o debate da reforma curricular e que foram pontuais entre professores e alunos.


8 – OBJETIVOS: Os objetivos da Semana Acadêmica de Ciências Sociais da UFRGS se inserem no sentido de refletir e compreender a atual realidade social, visando promover num período de quatro dias um amplo espaço de discussões sobre as Ciências Sociais e a troca de experiências entre o mundo acadêmico e a comunidade em geral.

Com o objetivo de discutir os mais variados temas nas Ciências Sociais de forma ampla e democrática, espera-se obter um maior entendimento sobre a realidade do curso e do campo profissional dos cientistas sociais. Assim como a sobreposição de ensino, pesquisa e extensão – os três pilares de uma universidade de qualidade – pretende-se objetivar a discussão do papel da universidade e do curso de Ciências Sociais perante a sociedade, a aplicação dos recursos institucionais adquiridos pelos estudantes universitários, bem como um panorama geral das produções e práticas relativas às Ciências Sociais.


9 – METODOLOGIA A SER EMPREGADA:
- Palestras; Rodas de discussão;
- Oficinas; Apresentações culturais;
- Apresentação de Trabalhos;

9.1 - Todos os interessados à apresentação de trabalho devem junto a sua inscrição anexar um resumo do mesmo, com limite de 300 palavras.

10 – TURNO (S): Vespertino e Noturno

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