quarta-feira, 8 de abril de 2009

Aulas de sociologia e filosofia em foco

Matéria do Correio do Povo sobre o processo que o presidente do SINSOCIÓLOGOS/RS para regularização de quem está ministrando sociologia no E. médio



Aulas de sociologia e filosofia em foco

O presidente do Sindicato dos Sociólogos do RS (Sinsociólogos), Gilmar Norberto Basso, protocolou no Conselho Estadual de Educação (CEEd), ofício que solicita providências para fazer cumprir a lei 11.684/08, que modificou a LDB ao incluir as disciplinas de Sociologia e Filosofia como obrigatórias no currículo do Ensino Médio em todas as escolas públicas e privadas do país.

O dirigente da categoria dos sociólogos no Estado justifica que a intenção é que o CEEd verifique qual é a real situação, junto a Secretaria Estadual de Educação, diante de denúncias de que tanto a Lei como as normas complementares emitidas pelo Conselho não estão sendo cumpridas e que há no RS vários professores de outras disciplinas ministrando aulas de Filosofia e Sociologia.

Gilmar explica que já havia solicitado providências à Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, conforme ofício n° 06/08, para o qual ainda aguarda uma resposta. Entre os problemas apontados pela categoria está o descumprimento da carga horária escolar: “no mínimo, dois períodos semanais de cada um dos componentes curriculares – Sociologia e Filosofia – em um dos anos do Ensino Médio para alunos que iniciam o 1º ano deste curso a partir de 2008” (Pareceres CEEd). Mas a questão que é considerada mais grave, segundo destaca o presidente do Sinsociólogos, envolve a habilitação dos professores e a não abertura de concurso público para estas áreas.

Jornalista Ema Belmonte

Correio do Povo

Nenhum comentário: