quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Ata Assembleia dia 14 de outubro de 2010 Estatuto

INSTITUTO DE FILOSOFIA DE CIÊNCIAS HUMANAS – IFCHCURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Ata da Assembleia dos Estudantes de Ciências Sociais - UFRGS
Às dezessete horas e cinqüenta minutos do quatorze de outubro de dois mil e dez, teveinício a Assembleia Geral dos Estudantes de Ciências Sociais, que realizou-se na sala 102do Prédio de Salas de Aula 43324 do Instituo de Filosofia e Ciências Humanas – UFRGS.A pauta da Assembléia era a seguinte: referendamento do estatuto; e encaminhamentosgerais relacionados. Inicialmente foi discutida a metodologia de apreciação do estatuto:houveram três propostas, vencendo aquela que faria apenas leitura das modificações doestatuto pré-aprovado com espaço para destaques e discussão das modificações. Após aleitura das modificações e destaques realizados, o estatuto foi votado e aprovado porunanimidade pela plenária. Foi encaminhada a publicação e publicização do Estatuto doCECS – Centro de Estudantes de Ciências Sociais. Seguindo para o segundo ponto depauta, a Comissão Eleitoral para o processo eleitoral do Comitê Executivo do CECS foiformada. Entretanto, em função da não suficiência de candidaturas para compor acomissão, a não ser a de uma pessoa que se tornou integrante da Comissão, foi estipuladoo prazo de até a próxima quinta-feira, dia vinte e um de outubro, às dezoito horas para quea Comissão fosse completada. A Assembleia teve como mesa os/as estudantes NinaBecker e Gilian Vinicius D. Cidade. Às dezoito horas e quarenta minutos a Assembleiaencerrou-se, sendo esta Ata escrita por mim, Gilian Vinicius D. Cidade.
Gilian Vinicius Dias Cidade(O ORIGINAL ENCONTRA-SEASSINADO)
Nina Becker(O ORIGINAL ENCONTRA-SEASSINADO)

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Reunião para discutir a Semana Acadêmica de 2010

Quando? 08/06
Horário? 17h
Local? Em frente ao prédio velho
Pauta? Discutir a organização e os temas para a Semana Acadêmica

Mesmo os que não puderem participarem por causa do horário e quiserem contribuir, deixem suas sugestões, ou deixem seus contatos, para que possamos fazer uma SA abrangente, interessante e possível.

Sobre os certificados de 2009: O atraso da entrega se justifica devido a problemas organizativos da comissão organizadora e entraves burocráticos, porém, estamos trabalhando para que o mais rápido possível todos possam ter acesso aos seus certificados. Quando prontos, entraremos em contato.

domingo, 30 de maio de 2010

Prestação de Contas





Mando acima, a prestação de contas do CECS de Março à Maio/2010 e planilha de arrecadações para o ERECS!


quinta-feira, 27 de maio de 2010

Conselho de Entidades de Base - divulgando..

Porto Alegre, 24 de maio de 2010

Convocatória de reunião Extraordinária

do Conselho das Entidades de Base (CEB)

da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Em conformidade com o inciso III do artigo 21 do capítulo IV do Estatuto do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFRGS, as entidades signatárias convocam a Diretoria Executiva do DCE, os Centros e Diretórios Acadêmicos para sessão extraordinária do CEB que será realizada no dia 27 de maio às 18h30 na sede do Diretório Acadêmico da Economia, Contábeis e Atuariais.

Pauta Única

Formação de uma Comissão do CEB para tratar em âmbito restrito e controlável – mas mais amplo e superior ao da estrita Diretoria Executiva do Diretório Central dos Estudantes (DCE) – de possível conflito entre os membros da diretoria e a entidade como um todo, como se depreende haver indícios a partir das declarações do advogado Régis Antônio Coimbra, o qual alega ter encaminhado documento endereçado não só à Diretoria Executiva do DCE, mas também ao Conselho das Entidades de Base ou à Assembléia Geral, relatando, entre outras questões, fatos que, em tese, tipificariam crimes praticados contra o DCE por membros da Diretoria ou titulares de cargos criados por esta.

CAAR CABAM CADAFI CAEG CASL CEBIOM CECS CERI CEUE CHIST

DABMAR DACOM DAECA DAEE DAEFI

DAFA

DAFE DAFF DAIB DAOS DAQ

DEAMB


terça-feira, 25 de maio de 2010

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Relatoria Mateada 24/05

Estavam presentes: Eu, Nina, Prix, Jú Furno, Kátia, Rafa, Camila, Sodré, Fernando, Gy, Jú Paiva e Cátia.

ARRECADAÇÃO ERECS:

SEXTA no CineCECS venda de café e pipoca (Prix cuidará das pipocas e Duda e Rafa do café).
SEXTA de noite na João Alfredo na frente da festa da história venda das chacinhas(1,50 um pileque) que sobraram da última terça. (Primeiramente que se disponibilizou para vender MICHELE e a CAMILA).

CEB extraordinário na QUINTA:

Nina deu informe sobre as denúncias de corrupção na qual o DCE está sendo acusado.
Decidimos por consenso que assinaremos junto com outros DA’s (15 já assinaram) a convocação do CEB (conselho de entidades de base, instancia superior ao DCE) para investigar as denúncias, a partir de uma comissão de inquérito.
O Rafa foi eleito (8 votos) para representar o CECS no CEB.

domingo, 2 de maio de 2010

Relatoria do Pré-ERECS pelos estudantes da Unioeste

Nesse dias 22,23,24 de abril as Ciências Sociais da Unioeste se fez representada por dois membros do Centro Acadêmico no pré–ERECS. O ERECS - Encontro regional dos estudantes de Ciências Sociais - que acontecerá em Londrina nos dias 3,4,5 e 6 de junho teve em sua formatação a participação de diversos estudantes da UFRGS, UFPR,UNIOESTE e UEL.

A discussão tida no pré-ERECS girou em torno das questões estruturais do evento, da definição do tema geral e da montagem dos grupos de discussão/debate, grupos de trabalhos e oficinas.

A proposta do ERECS 2010 é trazer de volta a auto-gestão do evento. Tendo como objetivo evitar terceirizações e com isso evitar que qualquer pessoa obtenha lucro a partir do nosso próprio evento, no entanto para o funcionamento do evento será necessária a participação efetiva de todos os encontristas na gestão dos alimentos e da limpeza do local.

Sobre o tema:

Projeto de educação, projeto de sociedade.

Um texto foi pensado como proposta (podendo ocorrer modificações, se assim os alunos preferirem):
A proposta do ERECS 2010 é discutir a relação entre educação e sociedade, questionando o papel da educação enquanto reprodutor das desigualdades sociais. A partir desse questionamento nós, estudantes, propomos a reflexão sobre as ciências sociais como instrumento para pensar um novo “Projeto de educação, projeto de sociedade”


Sobre os GD’s (grupo de debates):

Os GD’s são espaços com temas definidos e debates indefinidos, ou seja, você estudante interessado em discutir o tema proposto aparece lá para participar da discussão, a discussão de forma nenhum pode ser centralizada, não é esse o objetivo por isso cada um é livre para expor suas idéias e deixar o debate fluir.


Os temas:
Relação de gênero ou sexualidade e ensino
Homofobia, ensino GLBTT e machismo na escola.


Ações afirmativas
Como atuar politicamente conscientizando e esclarecendo as ações afirmativas. Salientando o porquê são necessárias na atual conjuntura social e econômica do país, a partir da demanda crítica dos alunos.
* a luta, o significado e a proposta das ações afirmativas.
*as formas de propagação e inserção.


Currículo e a separação das três áreas das Ciências Sociais
Interdependência das áreas e a produção de conhecimento na região Sul
* discussão sobre casos, os currículos ( grades ) dos cursos de Ciências Sociais da região.


Educação popular e informal
* um panorama das escolas populares, rurais itinerantes, quilombolas, indígenas.
* a abordagem das Ciências Sociais em tais escolas


Movimentos Sociais e as Ciências Sociais: formação e ação?
* o conflito entre a teoria e a prática
* a atuação do Cientista Social/estudante nos movimentos sociais


Sociologia no ensino médio
Este é o GGD (grande grupo de debate) pensado para abarcar todas as discussões anteriores pensando em um enfoque no ensino das Ciências Sociais.

ELFO: Espaço de Livre Fomentação
Haverá em pontos estratégicos espaços delimitados como ELFO. A intenção do mesmo é encintar o que o estudante estiver com vontade de fazer. Debater algo que não está nos GD, criar uma oficina, tocar um música, pintar um quadro, isto é, um espaço livre e democrático, onde o estudante possa fazer o que ele estiver com vontade de fazer.

Saídas de Campo: Propostas de saídas

1 – Quilombola na cidade de São Gerônimo. A ida e volta ficará por volta de 70 km.
2 – Educação indígena na cidade de Tamarama. A ida e volta ficará por volta de 110 km.
3 – Coleta Seletiva em um bairro em Londrina.
4 – Horta comunitária em um bairro em Londrina.

Os Km foram detalhados, pois assim como em Curitiba, a UEL não tem ônibus para as saída, e sendo assim propomos as escolas virem com alguma quilometragem a mais em seus ônibus, para a utilização dos mesmos na saída de campo.




Brigadas de limpeza e comida:

Serão distribuídas aleatoriamente por ordem de chegada, e ficarão responsáveis por fazerem a limpeza do pátio, banheiros, cozinhar e lavar a louça (que não sejam os utensílios particulares) após as refeições.
Haverá em média 75 alunos por brigada, e cabe aos mesmos definirem como será sua organização, para não ocorrer de aluno estar interessado em ir a algum debate e ser hora de trabalhar para a brigada.
É obrigação da brigada da manhã organizar o café da manhã, da brigada da tarde organizar o almoço e da brigada da noite organizar a janta. Em todos os horários é necessário dar um geral na limpeza de todas as áreas comuns e lavar a louça.
O horário que a brigada do café precisa estar na cozinha é 07h30min, a do almoço as 10h00min e a da janta as 16h00min.



Para as INSCRIÇÕES o CECS ficará por fazê-las, o custo é de R$ 35,00 até o dia 26/05

***Pedimos encarecidamente a todos que ajudem doando alimentos (arroz, feijão e macarrão), afinal o custo de um evento desse porte é alto e o pessoal da UEL esta com uma grave falta de verba, e para não subir o preço da inscrição estamos realizando essa campanha para arrecadação de alimentos para o encontro.***

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Apresentação do CECS



Para todos que não puderam comparecer ontem, aí tá os slides com um esquema/explicação básica sobre o CECS.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Relatoria Assembleia 28/04

Informes:
Prix: As bolsas chegam 05/05, porque faltou tecido vermelho para as bolsas, por isso o atraso. Temos 1200 em caixa (- 800 das bolsas). A Nota fiscal do onibus do erecs do ano passado foi arranjada, assim o benefício da SAE (que estava trancando por isso), tende a sair. Lembrete: Nenhuma compra deve ser feita sem nota fiscal.

Duda: Apresentação do CECS, amanhã no Multimeios, 18h.

Marcos e Micha comentam do ERECS. O Relatório mais completo eles mandarão. O tema do ERECS esse ano é "Projeto de educação, projeto de sociedade". Será 35 reais a inscrição até 27/05 e 40 na hora. Até dia 27/05 é bom que se tenha boa parte dos interessados fechado, para mandar a lista para UEL e facilitar a organização deles. O pessoal da UEL não está recebendo ajuda de ninguém, instituto, universidade, assistência estudantil, daí a ideia que se faça uma arrecadação de alimentos para ajudar na parte de alimentação (Micha ficou responsável). É necessário levar prato e talher (cada um lavará o seu, comissão de cozinha só limpará panelas).


Pauta:


1) Arrecadação de dinheiro:
a) Dinheiro do DCE: Eu e a Bruna defendemos que o auxílio deve ser tentado. Já que todos estavam cientes que: o dinheiro que financia o DCE não faz parte da política estudantil que concordamos, e que a política geral do DCE também não é a que concordamos. Entretanto, esse dinheiro é direito de qualquer centro acadêmico, logo não estaremos recebendo um favor. E o dinheiro ajudará que mais pessoas participem do encontro porque barateia o onibus. Assim, por consenso, isso foi acatado. Tendo 3 abstenções: Micha, Camila e Gillian.
Sei que isso não é consenso na lista, mas foi decidido em assembleia, pelos que estavam.


b) Formas de arrecadação de dinheiro
- Café, venda de refri no RU
- "Livro Ouro" (auxilio/doação dos professores) e Rifa (fazer arrecadação de livros com professores e colegas para rifar)
- Festa (Prix e eu veremos como faz para alugar o terraço da FAURGS - tendo em vista que a Filosofia já fez festa lá)
- Pedágio
- Apoio dos sindicatos: Sinsociólogos, CPERS (temos que fazer ofício para solicitar as entdidades.


2) ENECS


Foi levantada a importância do ENECS. O fato de uma não-ida da UFRGS acarretar em dois anos sem participar do nacional (afastamento), e o fato de a UFPA ter tentado por uns 3 anos a sua candidatura (e como o pessoal de lá diz "Belém não tem como ir para o meio do Brasil).
Daí ficou decidido: que se forme um comissão para que se faça 3 orçamentos com companhias de ônibus, e 3 com agências de turismo. Assim, com os valores, podemos pensar e amadureer melhor a ideia.
As formas de arrecadação do ERECS podem se manter para o ENECS, e qualquer dinheiro "a mais" (se é que vai ter) podem ficar para o nacional. (http://xxvenecs.blogspot.com/, http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=63178501)


--
Eduarda Bonora Kern

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Relatoria Assembleia 14/04

Primeiramente demos um panorama dos antigos encontros.

Decidimos por votação que irão dois representantes do CECS. (Marcos Duarte e Michele Lima).

O CECS disponibilizou R$ 500, 00 reais para o pré-erecs (que cobrirá parte das passagens) o dinheiro para completar iremos nos organizar para arrecadar durante a semana com cafezinhos e doação dos colegas.

A Camila Chiapetti ficou responsável em cuidar das passagens.

Em relação ao dinheiro que o DCE iria dar para o pré-erecs, achamos que não tínhamos o número de alunos o suficiente, nem acúmulo suficiente a respeito da doação para tomar uma posição.

Decidimos que como está praticamente em cima, veremos a possibilidade de receber a grana do DCE para o ERECS. Que será decidido na assembléia no dia 28/04 QUARTA-FEIRA a partir das 17h30min na frente do prédio velho do IFCH.

PAUTAS SUGERIDAS PARA LEVARMOS AO PRÉ-ERECS:

Os estudantes de ciências sociais e os movimentos sociais
A criminalização dos movimentos sociais
Ciência e Tecnologia
Ações afirmativas (que já vem sendo trabalhado)
Sociologia no ensino médio.

---------------

Faltou tempo para discutir tudo, então na próxima assembleia é: questão financeira (dinheiro do dce, andamento dos orçamentos) e possibilidades de se ir ao enecs.

Relatoria Mateada 12/04

Informes:

- Bruna comenta que tem ingressos para a Festa do Coletivo de Mulheres dia 24
- Gy convidada para a atividade do Pode Chegar, quarta, 17h30, na faced: avaliação da mobilização sobre o parque, assembleia da ANEL
- Bruna relata a sua experiência no curso de formação política com a organização 13 de maio, e que os estudantes da ufrgs que estão fazendo a formação agora (essa é direcionada aos sindicalistas) querem que o 1° modulo ("como funciona a sociedade") seja oferecido para seus respectivos CA/coletivos (CERI, CASL, CECS, GTUP, Coletivo de Mulheres). É pra cada um ter 5 vagas, as que não forem preenchidas, serão ou redistribuidas entre si, ou aberta para outros CA's. Seria 22/05 e 23/05 na Estação Experimental Agronômica da UFRGS em Eldorado do Sul com o custo de cerca de 50 reais para cada. (Se esqueci de algo, me completa)
- Prix da o informe que em caixa há 1700, mas há 24 encomendas de mochilas na Clê. Concordamos em mandar fazer as encomendas, já que é dinheiro certo que entrará, assim, terá uma saída de 1300.

Pauta:

- Apresentação do CECS
1) Confirmada a reunião de Sábado (17/04, 19h, CEU) Rafa irá ver com o Caleb o Pantheon. A atividade deve ter no máximo uma hora, já que será marcado as 17h30.
3) Convidaremos para a atividade já na assembleia de quarta, mandarei o e-mail para comgrad dessa atividade na quinta.
4) Sther comenta para que OUTRAS pessoas passem em sala, porque são as mesmas que estão fazendo isso, sempre.

- Pré-ERECS
1) Conversamos sobre a ajuda de custo ser para uma pessoa, mas se outras quiserem ir, essa ajuda pode ser dividida.
2) Bruna ficou de ver o preço das passagens de ônibus.
3) Passagens de avião: Gol - 658, TAM - 610 (saída 22 e volta 25)

segunda-feira, 12 de abril de 2010

C.E.B. REPUDIO A VIOLÊNCIA

O CEB autoconvocado pelos DAs para o dia 7 de abril (na presença de vários DAs e do DCE no dia 17 de março) aceitou a nossa idéia de ter uma nota de repudio a violência e agregaram idéias a ela .
Ela foi lida e entregue no CONSUN (09-04-10) AFINAL PROTESTO NÃO É CRIME.
Colei ela abaixo:


Senhoras e Senhores conselheiros do Conselho Universitário,


O dia 5 de março vai com certeza entrar para a história da UFRGS. Em ampla aliança com movimentos sociais e organizações como ASSUFRGS, professores do ANDES, conseguimos impor uma derrota aos inimigos do caráter público da Universidade e conquistamos um maior espaço para o Debate.
Porém ficou uma marca extremamente negativa para a UFRGS, pois após os anos de chumbo da ditadura militar, não se via uma repressão tão forte por parte da segurança da universidade aos lutadores. Cumprindo ordens do Reitor Carlos Alexandre, os seguranças da UFRGS reprimiram violentamente uma manifestação pacífica que buscava ampliar o debate na universidade sobre o real caráter do projeto do Parque Tecnológico na UFRGS. Bravamente esses diversos Movimentos Sociais, os estudantes, e os técnico-administrati vos resistiram e impediram que ocorresse a reunião do Conselho Universitário garantindo assim algum tempo a mais para debater o Parque Tecnológico.

O CEB (Conselho de Entidades de Base – Conselho este que reúne os Diretórios e Centros Acadêmicos desta Universidade) em reunião no dia sete do presente mês decidiu pelo REPÚDIO às ações da Segurança da Universidade e da Polícia Federal que, no cumprimento de ordens da REITORIA, agrediram os estudantes, os técnico-administrati vos e os representantes de movimentos sociais que encontravam- se em frente ao Prédio da reitoria. E gostaríamos também de reiterar que, como diz a camiseta, PROTESTO NÃO É CRIME! E que não podemos esquecer o que ocorreu neste fatídico dia para que fatos como esses nunca mais ocorram!

Sabendo também da necessidade de um maior debate a cerca do Parque Tecnológico e de perceber que o CONSUN não tem a base democrática necessária pelo peso diferente de suas votações (70% PROFESSORES, 15% ESTUDANTES, E 15% FUNCIONARIOS) acreditamos ser tarefa do DCE da UFRGS e da Reitoria propor e realizar um Plebiscito sobre o Parque Tecnológico, ou seja, além de ampliar o debate e realmente obter a opinião de TODA a comunidade acadêmica permite que todos os membros desta universidade decidam sobre este projeto que vem se demonstrando de enorme importância e terá reflexo tanto para os professores quanto para os alunos, funcionários e, principalmente, para a Sociedade em geral. Usamos como exemplo o caso da Universidade Federal Fluminense (UFF) que realizará em setembro próximo um plebiscito em relação à haver ou não Cursos pagos na Universidade.





Porto Alegre, 07 de abril de 2010.

Conselhos de Entidade de Base UFRGS

terça-feira, 23 de março de 2010

TRI - Informações

Para fazer o TRI basta preencher a FIB que está na Clê e entregar:

1ª via:

Cópia de documento de identidade;
Cópia do CPF próprio ou do responsável (no caso de menores de idade que não o possuam);
Fotografia 3×4 recente;
Cópia do comprovante de matrícula autenticado da UFRGS (disponível no Portal do Aluno);
Cópia do comprovante de residência (um dos últimos 3 meses);
Pagar 4 reais

Renovação anual

LEVAR o cartão na Clê para receber as etiquetas deste ano;
Cópia do CPF (caso tenha completado 18 anos em 2009);
Cópia do comprovante de matrícula autenticado da UFRGS (disponível no Portal do Aluno);
Cópia do Cartão TRI;
Pagar 4 reais

2ª via

Cancelar o cartão antigo por meio da Central de Atendimento aos Usuários do Sistema TRI (telefone 3027-9959) ou diretamente no Centro Integrado de Passagem Escolar e Isenções (Rua Uruguai, 45 – Centro);
Informar nome completo, CPF, data de nascimento e nome da mãe;
Pagar a taxa de 2ª via (R$ 10,75);

segunda-feira, 22 de março de 2010

Mateadas

Dia: 22/03
Local: Frente do Prédio Velho
Horário: 17h30
Assunto: Discussão sobre o Parque Tecnológico

Dia: 25/03
Local: Frente do Prédio Velho
Horário: 17h30
Assunto: Discussão sobre o Estágio Interdisciplinar de Vivências

sábado, 20 de março de 2010

CECS promove debate sobre o Parque Tecnológico

O quê?:Leitura e discussão da proposta de projeto do Parque Tecnológico UFRGS
Quando? Sábado, 20 de março - às 19h
Onde? Sala de TV da Casa do Estudante Universitário - CEU UFRGS (João Pessoa, nº 41)

sexta-feira, 12 de março de 2010

NOTA DE REPÚDIO DO DAFE AOS ACADÊMICOS DE DIREITO

O Diretório Acadêmico da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, repudia a atitude de estudantes do curso de Ciências Jurídicas e Sociais da Faculdade de Direito da mesma Universidade, pela atitude discriminatória ocorrida na manhã do dia 11 de março de 2010, enquanto os calouros do curso de Pedagogia realizavam suas atividades de trote.
Ao passar pelo prédio do curso de Direito, os estudantes de Pedagogia foram agredidos verbalmente pelos estudantes do curso de Direito, que também se encontravam em atividade de trote. Estes novos acadêmicos aos gritos de "salário mínimo" e "segunda opção", assim como outras expressões de baixo calão, tentavam minimizar a importância de nosso curso e ofendendiam pessoalmente cada um que por ali passava.
Lamentamos o fato e, principalmente, a falta de memória destes estudantes esquecidos, que, para chegar onde estão, passaram pelas mãos de diferentes pedagogos. Estes, com certeza, foram fundamentais para sua formação e acesso à universidade, mesmo recebendo, muitas vezes, um salário mínimo, mas levando sua profissão como opção de sua vida, como primeira opção.
Este fato é recorrente. Em outras vezes, essa atitude já se repetiu o que, de fato, indigna e exige que cobremos desses estudantes e, principalmente, do Centro Acadêmico André da Rocha, que representa os mesmos, uma retratação pública, pois é inadmissível que situações como essa voltem a acontecer e/ou passem em branco.
Reafirmamos nossa opção pela Educação, tão desacreditada, tão desvalorizada, mas essencial, sedente de mudanças, mudanças estas que estes estudantes estão dispostos a encarar e construir.
Parabenizamos, no entanto, os calouros do curso de Direito pela entrada nesta Universidade, em um curso mais concorrido do que o nosso, mas não de maior ou menor importância. Esperamos, enfim, que a noção de JUSTIÇA e CONSCIÊNCIA SOCIAL que deverão construir durante o curso seja inversamente proporcional à noção de respeito explicitada nas atitudes do dia 11, para que possamos ser capazes de edificar uma realidade diferente.

DIRETÓRIO ACADÊMICO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFRGS
Gestão 2009/2010
Lutar também é educar!

Retirado de http://www.ufrgs.br/faced/

quinta-feira, 11 de março de 2010

Marcha Pela Manutenção da Moradia das Comunidades da Área da FASE!

O governo yeda crusis encaminhou o PL 388/09 para AL-RS solicitando autorização para permutar ou alienar a área da FASE (ex-Febem) com o objetivo de levantar fundos para criar a descentralização da FASE.

Contudo, 4 mil famílias residem em parte do terreno da FASE. Essas pessoas sequer são mencionadas no projeto de yeda crusis.

Nesta quinta-feira será realizada Audiência Pública sobre esta negociata que pretende o Governo do Rio Grande do Sul.

Tal projeto é chamado de pré-sal da yeda, pois serviria para financiar a campanha da governadora, que seria paga pela empresa MAIOJAMA (que pertence ao grupo RBS e futura beneficiária da licitação da área). Coincidentemente, este é o morro onde encontra-se a sede da RBS TV! Avalia-se em meio bilhão de reais a área.

Assim, convocamos todas/os para unirem-se a Marcha até a AL/RS neste quinta-feira, dia 11 de março. A saída será em frente ao MERCADO PÚBLICO.


QUEM CONVOCA?
Vila Gaúcha, Vila Figueira, Vila Santa Rita.


O QUE?

Marcha Pela Manutenção da Moradia das Comunidades da Área da FASE!

ONDE?

MERCADO PÚBLICO RUMO À ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA.

QUANDO?

Quinta-feira às 8 horas. Dia 11 de Março.

terça-feira, 9 de março de 2010

domingo, 7 de março de 2010

Audiência Pública sobre Reestruturação da FASE

O horário ainda não está definido, mas provavelmente será pela manhã.
A Reestruturação da FASE (antiga FEBEM) foi levada a cabo pelo Estado a partir do Projeto de Lei 388/2009 (http://proweb.procergs.com.br/Diario/DA20091218-01-100234/EX20091218-01-100234-PL-388-2009.pdf).
A partir desse projeto, autoriza-se a FASE - Fundação de Atendimento Socioeducativo do Estado do Rio Grande do Sul - a alienar ou permutar o imóvel no qual se encontram seus abrigos. A FASE localiza-se próxima ao Beira Rio, em um terreno de mais de 72 hectares e que hoje é considerado de alto valor comercial em função da Copa 2014.
O fato é que há mais de 1000 famílias ocupando 17% da área e que estão sendo simplesmente ignoradas no projeto que tramita. Se já não bastasse isso, os abrigos que serão desativados alojam mais de 700 jovens, para os quais também não há ainda esclarecimento sobre onde serão acolhidos, etc.
Diante dessa situação, os deputados Raul Carrion, Fabiano Pereira e Stela Farias realizaram o pedido de uma audiência pública para se discutir o caso e graças a participação massiva dos moradores da área, conseguiram pressionar os demais parlamentares e garantir a realização do debate.
Sendo assim na próxima quinta-feira, dia 11 de março, será realizada audiência pública da Comissão de Serviços Públicos, na Assembléia Legislativa, para discutir a Reestruturação da FASE.
Vale lembrar que o que se está exigindo não é o cancelamento do processo de reestruturação, que todos sabem é urgente, mas a transparência e garantia de que não se tornará mero veículo de transferência de recursos exorbitantes para a iniciativa privada.

IV CECS, ORÉGANO E ROCK'N'ROLL

sexta-feira, 5 de março de 2010

Carta de Repúdio ao STF sobre as Cotas Raciais

Carta de Repúdio

Nós, Conselheiras e Conselheiros do Conselho Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - CNPIR vimos através desta, repudiar a opinião expressada pelo excelentíssimo senador da república sr. Demóstenes Torres, Presidente da Comissão de Constituição Justiça e Cidadania do Senado Federal, no seu pronunciamento durante a Audiência Pública no Supremo Tribunal Federal do Brasil (STF), no dia 03 de Março de 2010, que analisava o recurso instituído pelo Partido Democratas contra as Cotas para Negros na Universidade de Brasília.


Na oportunidade o mesmo afirmou que: as mulheres negras não foram vítimas dos abusos sexuais, dos estupros cometidos pelos Senhores de Escravos e, que houve sim consentimento por parte destas mulheres. Na sua opinião: Tudo era consensual!. O excelentíssimo senador da república Demóstenes Torres, continua sua fala descartando a possibilidade da violência física e sexual vivida por negras africanas neste período supracitado. Relembra-nos a frase: Estupra, mas não mata!!!.


O excelentíssimo senador Demóstenes aprofunda mais ainda seu discurso machista e racista, quando afirma que as mulheres negras usam de um discurso vitimizado ao afirmarem que são as vítimas diretas dos maus tratos e discriminações no que se refere ao atendimento destas na saúde pública. Que as pesquisas apresentadas para justificar a necessidade de políticas públicas específicas, são duvidosas e que nem sempre são confiáveis, pois podem ser burladas e conter números falsos.
Enquanto o estado brasileiro reconhece a situação de violência física e sexual sofrida pelas mulheres brasileiras, criando mecanismos de proteção como a Lei Maria da Penha, quando neste ano comemoramos 100 anos do Dia Internacional da Mulher, o excelentíssimo senador, vem na contramão da história e dos fatos expressando o mais refinado preconceito, machismo e racismo incrustado na sociedade brasileira.
Por isso, vimos através desta carta ao Povo Brasileiro repudiar a atitude do excelentíssimo senador Demóstenes Torres.


Ao tempo em que resgatamos a dignidade das mulheres negras e indígenas, que durante a formação desta grande nação, foram SIM abusadas, foram SIM estupradas, foram SIM torturadas, foram SIM violentadas em seu físico e sua dignidade. Aos filhos dos seus algozes, o leite do seu peito, aos seus filhos, o chicote. Não nos curvaremos ao discurso machista e racista do Senador! É inaceitável, que o pensamento dos Senhores de Engenho se expresse em atitudes no Parlamento Brasileiro.


Brasília, 05 de Março de 2010.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Parque Tecnológico

Está tramitando no Conselho Universitário um projeto de implantação de um Parque Tecnológico na UFRGS, completamente desconhecido pela imensa maioria da Comunidade Acadêmica e pela sociedade como um todo.

Já houve a tentativa de aprovação deste projeto durante as férias, no dia 15 de janeiro (sem sucesso por falta de quórum), quando a Reitoria pôde observar que diversos setores da Universidade exigem a abertura do debate na Universidade antes da aprovação do projeto. Mesmo a par da solicitação de diálogo, novamente a Reitoria tentará aprovar este projeto no período de férias, marcando a reunião do CONSUN para o dia 05/03!

Chamamos toda a Comunidade Universitária e a sociedade civil para uma grande manifestação com uma aula pública popular para esclarecer e discutir este projeto. Pela retirada imediata do projeto de Parque Tecnológico da pauta de votação do CONSUN até que seja aberto um amplo debate na Comunidade Universitária!

Aula pública pela retirada do projeto do Parque Tecnologico da pauta do CONSUN
Quarta (03/03), 13h30 na FACED!


Mais informações em: http://gtup.wordpress.com/

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Haiti

Considerando a situação que se encontra o Haiti de calamidade social : nós do CECS, propomos que aqueles que puderem contribuam com R$ 1,00 ou mais,como demonstração de solidariedade.Veja mais textos sobre o Haiti nesse site (http://www.andes.org.br/2009/cartilha/haiti.pdf) Sugerimos doaçoes atraves de entidades não ligadas a governos e sim a movimentos sociais como a CONLUTAS( Banco do Brasil Agência: 4223-4 Conta: 8844-7).


Os problemas do Haiti:

Percebemos que os problemas do Haiti não foram causados apenas pelo terremoto, ocorrido no último dia 12 de janeiro, mas também são resultado de séculos de colonialismo e saqueio do imperialismo. Em fevereiro de 2004, não foi respeitada a soberania do Haiti, sendo seqüestrado o presidente Jean-Bertrand Aristide e mandado para o exílio pelo Yanques, que ocuparam esse país desde essa data e após, junto com as tropas da MINUSTAH, lideradas pelo Brasil.

Achamos que o governo Lula, em vez de mandar mais dinheiro para tropas de ocupação, deveria mandar mais dinheiro para remédios e alimentos. Isso porque as tropas são utilizadas muitas vezes para reprimir mobilizações (por exemplo, o aumento de salário mínimo em 2008 foi sancionado pelo Congresso, mas vetado pela oligarquia, sendo então as manifestações populares em busca do cumprimento dessa medida brutalmente reprimidas pelas tropas da MINUSTAH.

Por essa situação de calamidade, onde há mais de centenas de milhares de mortos e feridos (não há números exatos) e onde foi completamente destruída toda a mínima estrutura como casas, hospitais, escolas,pedimos a colaboração através de entidades que não sejam vinculadas aos governos e que tenham contato com movimentos sociais existentes no Haiti. Uma possibilidade é através da CONLUTAS.

Favorecido: Coordenação Haiti

Banco do Brasil
Agência: 4223-4
Conta: 8844-7

PARA QUEM QUISER DA UMA CONFERIDA NO QUE JÁ FOI MANDADO:

http://www.conlutas.org.br/exibedocs.asp?tipodoc=%20noticia&id=%204577