sexta-feira, 12 de março de 2010

NOTA DE REPÚDIO DO DAFE AOS ACADÊMICOS DE DIREITO

O Diretório Acadêmico da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, repudia a atitude de estudantes do curso de Ciências Jurídicas e Sociais da Faculdade de Direito da mesma Universidade, pela atitude discriminatória ocorrida na manhã do dia 11 de março de 2010, enquanto os calouros do curso de Pedagogia realizavam suas atividades de trote.
Ao passar pelo prédio do curso de Direito, os estudantes de Pedagogia foram agredidos verbalmente pelos estudantes do curso de Direito, que também se encontravam em atividade de trote. Estes novos acadêmicos aos gritos de "salário mínimo" e "segunda opção", assim como outras expressões de baixo calão, tentavam minimizar a importância de nosso curso e ofendendiam pessoalmente cada um que por ali passava.
Lamentamos o fato e, principalmente, a falta de memória destes estudantes esquecidos, que, para chegar onde estão, passaram pelas mãos de diferentes pedagogos. Estes, com certeza, foram fundamentais para sua formação e acesso à universidade, mesmo recebendo, muitas vezes, um salário mínimo, mas levando sua profissão como opção de sua vida, como primeira opção.
Este fato é recorrente. Em outras vezes, essa atitude já se repetiu o que, de fato, indigna e exige que cobremos desses estudantes e, principalmente, do Centro Acadêmico André da Rocha, que representa os mesmos, uma retratação pública, pois é inadmissível que situações como essa voltem a acontecer e/ou passem em branco.
Reafirmamos nossa opção pela Educação, tão desacreditada, tão desvalorizada, mas essencial, sedente de mudanças, mudanças estas que estes estudantes estão dispostos a encarar e construir.
Parabenizamos, no entanto, os calouros do curso de Direito pela entrada nesta Universidade, em um curso mais concorrido do que o nosso, mas não de maior ou menor importância. Esperamos, enfim, que a noção de JUSTIÇA e CONSCIÊNCIA SOCIAL que deverão construir durante o curso seja inversamente proporcional à noção de respeito explicitada nas atitudes do dia 11, para que possamos ser capazes de edificar uma realidade diferente.

DIRETÓRIO ACADÊMICO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFRGS
Gestão 2009/2010
Lutar também é educar!

Retirado de http://www.ufrgs.br/faced/

2 comentários:

GARIBALDI disse...

Concordo plenamente com a nota de repúdio, mas gostaria que vcs emitissem outra nota contra a agressão verbal que sofreram os representantes do DCE na reitoria por parte daqueles estudantes mascarados. Aquilo até pior foi. Teriam coragem de fazer isso? Tenho minhas dúvidas.

fabiano disse...

Acredito ser necessario ter uma nota de repudio a violencia da segurança a mando da Reitoria que bate nos ESTUDANTES,agressao fisica !!!
(algo que desde a ditadura nao tinha ocorrido)E o DCE cobrando da Reitoria ´´mais energia ´´ para que fosse votado um projeto de Parque um dia util antes de começarem as aulas.