sexta-feira, 30 de abril de 2010

Apresentação do CECS



Para todos que não puderam comparecer ontem, aí tá os slides com um esquema/explicação básica sobre o CECS.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Relatoria Assembleia 28/04

Informes:
Prix: As bolsas chegam 05/05, porque faltou tecido vermelho para as bolsas, por isso o atraso. Temos 1200 em caixa (- 800 das bolsas). A Nota fiscal do onibus do erecs do ano passado foi arranjada, assim o benefício da SAE (que estava trancando por isso), tende a sair. Lembrete: Nenhuma compra deve ser feita sem nota fiscal.

Duda: Apresentação do CECS, amanhã no Multimeios, 18h.

Marcos e Micha comentam do ERECS. O Relatório mais completo eles mandarão. O tema do ERECS esse ano é "Projeto de educação, projeto de sociedade". Será 35 reais a inscrição até 27/05 e 40 na hora. Até dia 27/05 é bom que se tenha boa parte dos interessados fechado, para mandar a lista para UEL e facilitar a organização deles. O pessoal da UEL não está recebendo ajuda de ninguém, instituto, universidade, assistência estudantil, daí a ideia que se faça uma arrecadação de alimentos para ajudar na parte de alimentação (Micha ficou responsável). É necessário levar prato e talher (cada um lavará o seu, comissão de cozinha só limpará panelas).


Pauta:


1) Arrecadação de dinheiro:
a) Dinheiro do DCE: Eu e a Bruna defendemos que o auxílio deve ser tentado. Já que todos estavam cientes que: o dinheiro que financia o DCE não faz parte da política estudantil que concordamos, e que a política geral do DCE também não é a que concordamos. Entretanto, esse dinheiro é direito de qualquer centro acadêmico, logo não estaremos recebendo um favor. E o dinheiro ajudará que mais pessoas participem do encontro porque barateia o onibus. Assim, por consenso, isso foi acatado. Tendo 3 abstenções: Micha, Camila e Gillian.
Sei que isso não é consenso na lista, mas foi decidido em assembleia, pelos que estavam.


b) Formas de arrecadação de dinheiro
- Café, venda de refri no RU
- "Livro Ouro" (auxilio/doação dos professores) e Rifa (fazer arrecadação de livros com professores e colegas para rifar)
- Festa (Prix e eu veremos como faz para alugar o terraço da FAURGS - tendo em vista que a Filosofia já fez festa lá)
- Pedágio
- Apoio dos sindicatos: Sinsociólogos, CPERS (temos que fazer ofício para solicitar as entdidades.


2) ENECS


Foi levantada a importância do ENECS. O fato de uma não-ida da UFRGS acarretar em dois anos sem participar do nacional (afastamento), e o fato de a UFPA ter tentado por uns 3 anos a sua candidatura (e como o pessoal de lá diz "Belém não tem como ir para o meio do Brasil).
Daí ficou decidido: que se forme um comissão para que se faça 3 orçamentos com companhias de ônibus, e 3 com agências de turismo. Assim, com os valores, podemos pensar e amadureer melhor a ideia.
As formas de arrecadação do ERECS podem se manter para o ENECS, e qualquer dinheiro "a mais" (se é que vai ter) podem ficar para o nacional. (http://xxvenecs.blogspot.com/, http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=63178501)


--
Eduarda Bonora Kern

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Relatoria Assembleia 14/04

Primeiramente demos um panorama dos antigos encontros.

Decidimos por votação que irão dois representantes do CECS. (Marcos Duarte e Michele Lima).

O CECS disponibilizou R$ 500, 00 reais para o pré-erecs (que cobrirá parte das passagens) o dinheiro para completar iremos nos organizar para arrecadar durante a semana com cafezinhos e doação dos colegas.

A Camila Chiapetti ficou responsável em cuidar das passagens.

Em relação ao dinheiro que o DCE iria dar para o pré-erecs, achamos que não tínhamos o número de alunos o suficiente, nem acúmulo suficiente a respeito da doação para tomar uma posição.

Decidimos que como está praticamente em cima, veremos a possibilidade de receber a grana do DCE para o ERECS. Que será decidido na assembléia no dia 28/04 QUARTA-FEIRA a partir das 17h30min na frente do prédio velho do IFCH.

PAUTAS SUGERIDAS PARA LEVARMOS AO PRÉ-ERECS:

Os estudantes de ciências sociais e os movimentos sociais
A criminalização dos movimentos sociais
Ciência e Tecnologia
Ações afirmativas (que já vem sendo trabalhado)
Sociologia no ensino médio.

---------------

Faltou tempo para discutir tudo, então na próxima assembleia é: questão financeira (dinheiro do dce, andamento dos orçamentos) e possibilidades de se ir ao enecs.

Relatoria Mateada 12/04

Informes:

- Bruna comenta que tem ingressos para a Festa do Coletivo de Mulheres dia 24
- Gy convidada para a atividade do Pode Chegar, quarta, 17h30, na faced: avaliação da mobilização sobre o parque, assembleia da ANEL
- Bruna relata a sua experiência no curso de formação política com a organização 13 de maio, e que os estudantes da ufrgs que estão fazendo a formação agora (essa é direcionada aos sindicalistas) querem que o 1° modulo ("como funciona a sociedade") seja oferecido para seus respectivos CA/coletivos (CERI, CASL, CECS, GTUP, Coletivo de Mulheres). É pra cada um ter 5 vagas, as que não forem preenchidas, serão ou redistribuidas entre si, ou aberta para outros CA's. Seria 22/05 e 23/05 na Estação Experimental Agronômica da UFRGS em Eldorado do Sul com o custo de cerca de 50 reais para cada. (Se esqueci de algo, me completa)
- Prix da o informe que em caixa há 1700, mas há 24 encomendas de mochilas na Clê. Concordamos em mandar fazer as encomendas, já que é dinheiro certo que entrará, assim, terá uma saída de 1300.

Pauta:

- Apresentação do CECS
1) Confirmada a reunião de Sábado (17/04, 19h, CEU) Rafa irá ver com o Caleb o Pantheon. A atividade deve ter no máximo uma hora, já que será marcado as 17h30.
3) Convidaremos para a atividade já na assembleia de quarta, mandarei o e-mail para comgrad dessa atividade na quinta.
4) Sther comenta para que OUTRAS pessoas passem em sala, porque são as mesmas que estão fazendo isso, sempre.

- Pré-ERECS
1) Conversamos sobre a ajuda de custo ser para uma pessoa, mas se outras quiserem ir, essa ajuda pode ser dividida.
2) Bruna ficou de ver o preço das passagens de ônibus.
3) Passagens de avião: Gol - 658, TAM - 610 (saída 22 e volta 25)

segunda-feira, 12 de abril de 2010

C.E.B. REPUDIO A VIOLÊNCIA

O CEB autoconvocado pelos DAs para o dia 7 de abril (na presença de vários DAs e do DCE no dia 17 de março) aceitou a nossa idéia de ter uma nota de repudio a violência e agregaram idéias a ela .
Ela foi lida e entregue no CONSUN (09-04-10) AFINAL PROTESTO NÃO É CRIME.
Colei ela abaixo:


Senhoras e Senhores conselheiros do Conselho Universitário,


O dia 5 de março vai com certeza entrar para a história da UFRGS. Em ampla aliança com movimentos sociais e organizações como ASSUFRGS, professores do ANDES, conseguimos impor uma derrota aos inimigos do caráter público da Universidade e conquistamos um maior espaço para o Debate.
Porém ficou uma marca extremamente negativa para a UFRGS, pois após os anos de chumbo da ditadura militar, não se via uma repressão tão forte por parte da segurança da universidade aos lutadores. Cumprindo ordens do Reitor Carlos Alexandre, os seguranças da UFRGS reprimiram violentamente uma manifestação pacífica que buscava ampliar o debate na universidade sobre o real caráter do projeto do Parque Tecnológico na UFRGS. Bravamente esses diversos Movimentos Sociais, os estudantes, e os técnico-administrati vos resistiram e impediram que ocorresse a reunião do Conselho Universitário garantindo assim algum tempo a mais para debater o Parque Tecnológico.

O CEB (Conselho de Entidades de Base – Conselho este que reúne os Diretórios e Centros Acadêmicos desta Universidade) em reunião no dia sete do presente mês decidiu pelo REPÚDIO às ações da Segurança da Universidade e da Polícia Federal que, no cumprimento de ordens da REITORIA, agrediram os estudantes, os técnico-administrati vos e os representantes de movimentos sociais que encontravam- se em frente ao Prédio da reitoria. E gostaríamos também de reiterar que, como diz a camiseta, PROTESTO NÃO É CRIME! E que não podemos esquecer o que ocorreu neste fatídico dia para que fatos como esses nunca mais ocorram!

Sabendo também da necessidade de um maior debate a cerca do Parque Tecnológico e de perceber que o CONSUN não tem a base democrática necessária pelo peso diferente de suas votações (70% PROFESSORES, 15% ESTUDANTES, E 15% FUNCIONARIOS) acreditamos ser tarefa do DCE da UFRGS e da Reitoria propor e realizar um Plebiscito sobre o Parque Tecnológico, ou seja, além de ampliar o debate e realmente obter a opinião de TODA a comunidade acadêmica permite que todos os membros desta universidade decidam sobre este projeto que vem se demonstrando de enorme importância e terá reflexo tanto para os professores quanto para os alunos, funcionários e, principalmente, para a Sociedade em geral. Usamos como exemplo o caso da Universidade Federal Fluminense (UFF) que realizará em setembro próximo um plebiscito em relação à haver ou não Cursos pagos na Universidade.





Porto Alegre, 07 de abril de 2010.

Conselhos de Entidade de Base UFRGS